Projeto Adolescente Paranaense

Publicado em: 06/12/2019 11:16 | Fonte/Agência: Departamento Municipal de Assistência Social

Projeto Adolescente Paranaense

O projeto social Adolescente Paranaense – Tunas do Paraná, foi iniciado a partir das orientações da Secretaria de Estado da Família e do Desenvolvimento Social e aprimoramento durante o contato com o público. Adequando, desse modo, a realidade vivida pela comunidade e os objetivos inciais do Programa Adolescente Paranaense.

Inicialmente o Projeto Adolescente Paranaense em Tunas do Paraná, foi elaborado objetivando como foco principal a oficina de Fotografia e após a não adesão do público prioritário, que também opinou nas possibilidades de oficinas, optou-se por alterar o objeto do plano para oficina de Violão.

Conforme o disposto no artigo 277 da constituição da República é dever da família, da sociedade e do Estado, proporcionar as crianças e aos adolescentes um ambiente livre da negligência, da discriminação, da violência, da crueldade e da opressão. Assegurando-lhes o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Ciente de suas obrigações o município de Tunas do Paraná aderiu ao Programa Adolescente Paranaense para cumprir a lei e para proporcionar aos jovens o que é direito seu.

Tomando como base o artigo acima citado, o projeto uniu três instâncias(família, sociedade e Estado), e conta com a parceria e/ou apoio do Estado, Prefeitura Municipal, Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente – CMDCA, equipe de Referência do CRAS, Conselho Tutelar e a Comunidade. Através da união e do trabalho dessas instâncias será possível oferecer aos jovens em situação de vulnerabilidade condições para potencializar o protagonismo juvenil.

Para formação dos grupos de adolescentes a comunidade de Tunas do Paraná será informada a respeito do programa e de seu funcionamento através de cartazes informativos e os interessados irão até o CRAS espontaneamente para aderir ao projeto. Somente as famílias consideradas vulneráveis, que tenham adolescentes entre 12 e 18 anos, serão convidados e orientadas a respeito da importância da adesão ao programa.

O Programa objetiva o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a prevenção da ocorrência de violações de direitos, a promoção de espaços para debates e trocas de experiências, onde serão considerados os assuntos de maior interesse trazido pelos adolescentes e estratégias educativas frente ao uso de drogas. Num segundo momento, serão desenvolvidas algumas ações já trabalhadas na primeira etapa, as outras atividades aplicadas pela equipe terão como intuito fomentar nos adolescentes o protagonismo juvenil e incentivar ações dentro de suas comunidades.