NOTA DE ESCLARECIMENTO

Publicado em: 17/06/2021 17:42 | Fonte/Agência: Secretaria de Saúde de Tunas do Paraná

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura Municipal de Tunas do Paraná por intermédio da presente, vêm respeitosamente perante todos os Munícipes realizar esclarecimentos sobre questionamentos realizados pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), através da Demanda 216574.
No âmbito da fiscalização exercida sobre todo o processo de planejamento e execução da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 o TCE-PR informou que o Município de Tunas do Paraná possui índice de vacinação de 35,99%, estando com seu índice de vacinação abaixo do número de doses de vacinas recebidas conforme painel de Vacinação do Ministério da Saúde. Consta no respectivo painel de Vacinação do Ministério da Saúde que o Município recebeu 2.256 doses, mas que as doses aplicadas somam 812 e, portanto, o Município teria 1.444 doses em estoque.
Diante da notificação do TCE-PR realizou-se a verificação das doses recebidas e aplicadas constatando-se que o Município recebeu 2.182 doses e que as doses aplicadas e lançadas no vacinômetro do Município correspondem à 1.746, sendo 1.289 aplicadas como 1º dose e 457 como 2º dose, ficando evidenciado que o problema do percentual baixo de vacinação ocorreu pela ausência de alimentação do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
Salienta-se, ainda, que a equipe responsável pela epidemiologia da 2º Regional de Saúde da Secretaria do Estado da Saúde do Paraná (SESA) esteve presente no Município na data de 16/06/2021 para a orientação, capacitação e esclarecimento de dúvidas inerentes ao sistema registro das vacinas no sistema Sistema de Insumos Estratégicos em Saude (SIES) e Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI.)
Informe-se que o Município está realizando todos os demais lançamentos de dados e informações pendentes no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) para a atualização de doses aplicadas, o qual realiza exportação gradativa de dados.
Oportuno destacar também que a vacinação está seguindo os planos Estadual e Municipal de Vacinação obedecendo aos critérios e públicos elencados em ambos os planos.
Tunas do Paraná, 17 de junho de 2021