timbre texto topo tunas topo
Inicio
TUNAS DO PARANÁ
Aniversário 10 de Novembro
Padroeiro São Francisco de Assis
Prefeito Joel do Rocio José Bomfim
Clima Temperado

 

 

Bandeira

Bandeira

História do Município
Departamentos
Galeria de fotos
Eventos
Contato
Links Uteis
 
 

HISTÓRIA

A História de TUNAS DO PARANÁ começa com o tropeiro paulista BENTO JOSÉ DOS SANTOS, que em 1.830, interessado pela região instalou no local chamado Pedra Preta,devido ao afloramento da pedra conhecida comercialmente por granito tunas .A geologia identifica esta pedra como cianito, uma rocha vulcânica extrusiva, escura, de textura homogênea e fina, menos fraturada que o granito. A sede do Município foi base para o acantonamento do exército, antigo 5º Batalhão de Sapadores, que atualmente está sediado em Porto União (SC). iniciando ali um pequeno povoado. Pedra Preta tinha uma única estrada que ligava São Paulo á Província de Curitiba.
Em 1.925 um Quartel do Exército Brasileiro instala-se no povoado para dar inicio a construção da ESTRADA DO RIBEIRA (devido aos seus afluentes, PARDO, SÃO SEBASTIÃO E RIBEIRÃO GRANDE) que demorou cerca de 10 (dez) anos para ficar pronta, sendo feita totalmente manualmente.
Em 1.932, já havia um pequeno tráfego, Pedra Preta tinha esse nome devido ao grande número de pedras desta coloração na região. Mas sem saber o porque, o nome foi mudado para Tunas, nome de uma vegetação rasteira muito comum e usada na pintura de casas, e que na época os soldados do antigo 5º batalhão utilizavam o liquido viscoso extraidos desta planta para engomar as suas fardas. O povoado de Tunas quase nunca mudou, dependendo sempre da agricultura de subsistência e com muitas pedreiras para serem exploradas.

Já em 1.970 inicia-se uma plantação de Pinus Eliote, tendo seu auge até 1.985, quando, para facilitar a comercialização da madeira, surgiram as primeiras madeireira. Hoje milhares de hectares de Pinus estão plantadas em toda a região.

Em 1.988, o então vereador de Bocaiúva do Sul, Ademar Moacir Cordeiro, inicia a luta pela emancipação política do Distrito de Tunas.

Em 1.991, é feito o Plebiscito, e a população decide pela separação, passando Tunas a condição de Município. Ademar Cordeiro, candidato único é eleito Prefeito do Município, e inicia o seu Mandato em 1993.
O Município de Tunas do Paraná, foi criado através da Lei n. 9.236 de abril de 1.990, desmembrada do Município de Bocaiúva do Sul, acha-se localizada na Região Metropolitana de Curitiba (RCM- NORTE), com área territorial de 623, 25 Km2. Esta inserida na Bacia do Ribeira, mais especificamente nas áreas de influência de seus afluentes Pardo, São Sebastião e Ribeirão Grande. A Topografia é montanhosa, precariedade dos acessos ao Município e às Comunidades, bem como a concentração fundiária levada a termos de incentivo fiscal ao reflorestamento, são características dificultadoras para o desenvolvimento do Município.

Brasão
Timbre
 
Hino de de Tunas do Paraná
Veja a Letra
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Dados Gerais

População

Área

Bioma

6.256 hab.

668 km2

Mata Atlântica

Densidade demográfica (hab/Km²)

Gentílico

9,36

Tunense

Localização

Localização_Tunas

 
Rua Eros Ruppel Abdalla, 189 – CEP 83480-000 – Fone (41)3659-1463 / 36591235 – Caixa Postal 11 Tunas do Paraná – PR – http://www.tunasdoparana.pr.gov.br